sábado, 12 de setembro de 2015

Agora tem! Coletivo Marias & Amélias de Mulheres Analistas do Comportamento

Passando pra avisar que, finalmente, saiu. Eu e umas minas muito fmz fundamos um coletivo de mulheres analistas do comportamento. O Coletivo Marias & Amélias é uma iniciativa que busca reunir as analistas do comportamento interessadas em estudar, pesquisar e discutir as perspectivas feminista e behaviorista radical lado a lado.

Temos percebido que o interesse nas duas coisas na nossa comunidade é crescente e que várias minas pelo país estudam o tema, trabalham com mulheres de uma perspectiva analítico-comportamental ou simplesmente perceberam que as coisas têm a ver, mas não havia um espaço de organização política para unir forças em torno da coisa e para que pudéssemos, ao menos, trocar experiências.


Como toda organização, temos nossos limites. Por reunir mulheres do país inteiro, é complicado ter ações que rolem num mesmo espaço físico, então, recorremos à internet. Isso complica de juntar todo mundo, mas estamos pensando em nos organizar em torno das ações menores em grupos de trabalho e articular como for possível.

Também seguimos o feminismo radical como vertente teórica. Para algumas, isso é uma dificuldade ou mesmo uma visão tacanha, para outras, quase um oásis já que coletivos feministas radicais não são tantos assim. Me abstenho de entrar nas tretas acerca dessa escolha, mas queria destacar que é a vertente teórica com que as fundadoras se identificaram em maior ou menor grau e que julgam ser uma boa ferramenta para pensar comportamentalmente.

O nome é em homenagem à Maria Amélia Matos, uma das behavioristas radicais brasileiras mais conhecidas e notável por sempre ter divulgado e sido combativa acerca da sua abordagem. Podíamos ter homenageado tantas outras, como Carolina Bori, Tereza Sério, Rachel Kerbauy... mas escolhemos a Maria Amélia para representar tantas outras Marias e Amélias de nós.

Se quiser acompanhar, clica aqui e confere a nossa fanpage. Já publicamos nossa carta de princípios, os critérios de participação e vem muito mais por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário