segunda-feira, 14 de novembro de 2011

[Vídeo] Reforçamento positivo em The Big Bang Theory

The Big Bang Theory é uma série mais que hype no momento. Fazendo parte da catalisação da moda nerd que rola atualmente ("smart is the new sexy", como diz o personagem Wolowitz num episódio), o seriado traz gags hilárias recheadas de assunto desse estranho mundinho. Tem de tudo: de física avançada a cosplays tosquíssimos de personagens de quadrinhos, passando por madrugadas do RPG e as dificuldades com relações sociais, tão clássicas no nosso meio.

No episódio "The Gothowitz Deviation", da terceira temporada, uma das esquetes traz o Sheldon tentando modificar o comportamento da vizinha Penny por meio de reforçamento positivo. Veja:

"Did you? I didn't notice. Have a chocolate!"


Sheldon não usa apenas reforço positivo no vídeo, mas também punição positiva quando taca água no Leonard, e quando fala dos clássicos choques "sem dano ao tecido da pele" também está falando de punição. Ele também pune a Penny ao dar aquelas olhadas gélidas que a fazem mudar de comportamento para um considerado adequado por ele, como no momento em que ela levanta para atender o telefone no corredor e ganha mais um chocolate (aí, tendo o comportamento de levantar e ir atender sendo, novamente, positivamente reforçado). E, de longe, a parte mais engraçada ocorre no momento em que o Sheldon usa um misto de modelação e aproximação sucessiva para deixar a voz da Penny mais gutural. Tudo terminando em chocolates. (Ou em sexo, que como reforçador filogeneticamente selecionado, é de um poder danado).

Claro que como mostrado numa série de humor, o processo todo é bem exagerado pra ficar mais engraçado, e é uma caricatura já que não se pode falar em reforçamento/punição sem variação na taxa de frequência comportamental, ok... mas não é que acaba sendo bem didático? Será que alguém tentou mudar o comportamento de outra pessoa ao ver isso? Bom, se forem tentar me fazer aprender algo, por favor, usem algo que engorde menos que chocolate, porque eu vou dar trabalho... Haja chocolate.

(Mas só pra informar, eu prefiro chocolate meio amargo).

4 comentários:

  1. Não entendi a parte "tão clássicas no nosso meio". Nosso quem? Sua nerd!

    ResponderExcluir
  2. Não sou eu quem queria fazer cosplay de Love Junkies.

    ResponderExcluir
  3. Não seria "reforço positivo" ao invés de reforçamento? Qual a dif?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. A diferença é sutil, mesmo. Reforçamento diz respeito ao processo empregado, enquanto reforço é o estímulo em si que quando apresentado ou retirado neste processo aumenta a frequência do comportamento.

    No caso, o chocolate é o reforço, e o ato do Sheldon de apresentar o chocolate à Penny é o reforçamento. :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.